Como neurônios “separam” os sons

Cérebro é capaz de identificar de que direção vêm os estímulos sonoros; neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts descobriram que células neurais especializadas usam “truque” para facilitar tarefa

Vivemos em um mundo cheio de ecos. Sons reverberam, batendo em paredes e outras superfícies próximas. Essas ondas sonoras se acumulam e se empurram por nossos canais auditivos, vindas de diferentes ângulos. Os ecos de um barulho se amontoam, criando novos sons e ecos. E apesar dessa dificuldade, os neurônios do mesencéfalo, uma área que responde antes do córtex auditivo, são capazes de separar sons originais e identificar de onde vieram. Como essas células neurais conseguem tal feito, intrigou os cientistas por muito tempo, mas novas pesquisas sugerem que o truque é bem mais simples que os especialistas esperaram.

Em um estudo recente, neurocientistas liderados por Sasha Devore, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, testaram a hipótese de que células especializadas no cérebro suprimiam a resposta aos ecos. Usando eletrodos no mesencéfalo de um gato, os pesquisadores mediram as respostas celulares a um som e a suas reverberações. Eles descobriram que as células que identificam a direção da origem do som respondem de forma mais forte nos 50 primeiros milisegundos de ondas sonora – e sua atividade simplesmente diminui depois do som inicial. Essa diminuição da resposta, um mecanismo elementar que o proposto, permite que o cérebro module facilmente os sons originais e aponte quem ou o que está fazendo determinado barulho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s