Google registra1 milhão de ligações via Gmail

Google registra 1 milhão de ligações via Gmail26/08 às 23h53 O Globo, com agências internacionaos

NOVA YORK – O serviço de telefonia da Google via internet mostrou-se um sucesso: a empresa informou nesta quinta-feira que, no primeiro dia de funcionamento, foram registradas mais de um milhão de ligações. O serviço, por enquanto disponível apenas nos Estados Unidos e no Canadá, permite que os internautas façam ligações telefônicas gratuitas pelo e-mail da Google, o Gmail – em concorrência direta com o Skype.

O site Cnet lembrou que, para efeito de comparação, há cerca de 300 milhões de pessoas nos EUA. Se um americano faz dez ligações por dia – uma pesquisa de 2008 apontava 208 por mês -, então isso significa que um em cada três mil telefonemas nos EUA foram feitos pelo Gmail nas primeiras 24 horas do serviço.

Os usuários do Gmail ainda podem fazer ligações gratuitas para alguns outros países a preços camaradas: US$ 0,02 o minuto, segundo a Google. Quem tiver o Google Voice – serviço de voz lançado há pouco pela empresa – também pode receber ligações pelo Gmail.

A ligação pode usar o microfone do próprio computador ou um kit de fone e microfone. O Gmail ganhou um botão “Fazer uma ligação”, que abre um teclado virtual para “discar” o número desejado.

O serviço ganhou elogios dos sites especializados. O Cnet ressaltou que a facilidade em relação ao principal concorrente da telefonia via internet foi que “não foi necessário convencer alguém a entrar no Skype ou pagar por um número de telefone do SkypeIn”. O site avisou que as empresas de telefonia e operadoras de serviço de voz sobre IP (VoIP) têm de se preocupar com a concorrência da Google.
Busca em tempo real ganha site próprio

Estima-se que o serviço seja estendido a outros países, mas ainda não há uma previsão de cronograma. O site indiano Sify Finance, no entanto, afirmou nesta quinta-feira que o serviço chegará à Índia dentro em breve. O site citou um porta-voz da Google Índia, segundo o qual o país é um “mercado estratégico” para o novo serviço de telefonia pela internet.

A Google ainda anunciou nesta quinta a remodelação de seu serviço de busca na internet em tempo real. Ele ganhou uma página própria: http://www.google.com/realtime. A busca em tempo real começou a ser oferecida em dezembro do ano passado e permite ver o que redes sociais como Facebook e Twitter estão discutindo sobre determinados tópicos.

A busca em tempo real ganhou ainda algumas ferramentas extras, como a possibilidade de refinar os resultados por localidade. Neste caso, porém, o serviço só está disponível em quatro línguas: inglês, japonês, espanhol e russo.

Além disso, por meio de um link chamado “Full conversation” (“conversa completa”, em tradução livre), é possível acompanhar toda uma discussão no Twitter.

O serviço ainda foi integrado ao Google Alerts, que envia alertas por e-mail sobre um assunto que o internauta cadastre. A busca em tempo real e os alertas estão disponíveis em 40 línguas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s