China quer lançar segunda sonda lunar na próxima sexta-feira

O programa espacial chinês acelera os preparativos para lançar sua segunda sonda lunar, a Chang E II, na sexta-feira (1º), data em que a República Popular da China comemora 61 anos de sua fundação. Segundo a imprensa estatal, o lançamento só ocorrerá caso as condições meteorológicas permitam.

O lançamento será realizado do mesmo lugar que a primeira sonda, a Chang E I: a base de Xichang, na província de Sichuan, no sudoeste do país. O tempo nublado e chuvoso na zona pode atrasar o lançamento, embora os meteorologistas prevejam dias ensolarados a partir de quinta-feira (30).

As agências de viagem locais oferecem passeios a uma zona a três quilômetros da base para acompanhar o lançamento por 800 iuanes (cerca de R$ 204).

A segunda sonda lunar chinesa testará novas técnicas para pousar na Lua e vai tirar fotos de alta resolução da superfície do satélite natural. Além disso, entrará na órbita lunar em apenas cinco dias, contra 13 da primeira sonda, e orbitará mais perto, a 100 quilômetros ao invés de 200.

A Chang E I foi lançado em 24 de outubro de 2007 e encerrou sua missão em 1º de março de 2009, quando caiu no solo lunar.

O programa espacial chinês trabalha em duas frentes: o de voos tripulados (já realizou três) e o de prospecção lunar, que prevê o primeiro pouso de uma sonda chinesa sem astronautas em 2013 e a primeira coleta de pedras em 2017. Os dois programas poderiam convergir em 2025, quando algumas fontes próximas ao programa espacial chinês assinalam que o país deve enviar seus primeiros astronautas à Lua.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s