Planisfério para o sul do Brasil – Download

O QUE É UM PLANISFÉRIO?

Um planisfério é uma esfera celeste planificada que deixa à mostra apenas a parte do céu que é visível ao longo do ano em uma determinada região da Terra.

A aparência do céu visível em um determinado lugar depende da hora do dia, da época do ano e da latitude do lugar. Uma carta celeste simples não consegue mostrar, ao mesmo tempo, todas essas combinações, sendo necessárias várias cartas para incluir todas as possibilidades. O planisfério combina em um único dispositivo as cartas celestes de um ano inteiro para uma determinada latitude. Consiste de um mapa do céu inteiro, coberto por uma máscara que deixa à mostra apenas o céu visível de um determinado lugar, em uma determinada hora e época do ano. Girando a cobertura, podemos ver como varia a aparêcia do céu visível nesse lugar com o passar do tempo. Esse instrumento é de grande utilidade como auxiliar na localização dos astros.

Geralmente os planisférios mostram todas as todas as estrelas mais brilhantes do céu; a Lua, o Sol e os planetas não aparecem nele, pois esses astros mudam de posição em relação às estrelas em poucas semanas.

Como a parte do céu visível ao longo do ano não   muda muito para latitudes próximas, o mesmo planisfério construído  para uma determinada latitude pode ser usado em lugares de latitudes vizinhas. Por exemplo, o mesmo planisfério feito para Porto Alegre ( latitude de 30ºS),  serve para grande parte do Brasil,  Argentina, Austrália e sul da África.

INSTRUÇÕES DE USO

Na  máscara estão marcadas as horas para a observação. Girando o  mapa, faça coincidir a hora em que você deseja olhar o céu com o mês e dia aproximado da observação.

Para ver os astros que aparecem na janela com o horizonte sul, você deve se voltar para o sul. Os astros perto do horizonte leste estarão à sua esquerda, e os astros do horizonte oeste estarão à sua direita. Os astros que aparecem na parte superior da janela estarão acima de sua cabeça.

Para ver os astros que aparecem na janela com o horizonte norte você deve se virar para o norte.

INSTRUÇÕES E DOWNLOAD

As imagens são próprias para impressão em papel tamanho A4. Sugere-se a impressão em papel mais grosso, ou a colagem do papel ofício em outro de maior espessura. Para montagem basta fixar as duas imagens impressas, depois de haver feitos os recortes indicados, em uma base de material mais grosso: o mapa com um percevejo e a máscara com cola ou fita. Deverá estar desta forma:

Clique nos links abaixo para baixar os arquivos com a montagem do Planisfério.

IMAGEM 1 (mapa) –  IMAGEM 2 (máscara)

 

* Mais sugestões de montens disponíveis no site da UFRGS – Clique aqui

 

Um comentário sobre “Planisfério para o sul do Brasil – Download

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s