TED: o evento que reúne grandes cabeças da atualidade

No último dia 28 de fevereiro, em Long Beach – no estado da Califórnia – , ao mesmo tempo em que o mundo concentrava suas atenções no tapete vermelho do Oscar, começou um evento do qual você provavelmente nunca ouviu falar. Identificado por uma sigla – TED, que em inglês representa Tecnologia, Entretenimento e Design – o evento acontece anualmente em duas edições (uma nos EUA e outra na Inglaterra). Nele, inovações dentro dessas três áreas, que serão pauta de discussão para os reles mortais apenas dali a meses, aparecem pela primeira vez para uma plateia seleta de gênios dessas áreas e gente influente de todo o mundo.

O TED já foi o primeiro palco de inovações como o primeiro Apple Mac, a primeira tela sensível ao toque ou o primeiro CD. Foi no palco de uma das edições do TED também que Al Gore proferiu pela primeira vez a palestra que se tornaria, anos depois, o documentário premiado “Uma Verdade Incoveniente”.
O desafio do TED é que os grandes inovadores consigam dar “a palestra da sua vida” em apenas 18 minutos, com um tema predeterminado. Os mais inspirados são premiados com uma verba de US$ 100 mil para ajudá-los a construir sua visão de um mundo melhor.

No fim do evento – no dia 5 de março – , todas as palestras são legendadas (em inglês) e disponibilizadas no site do TED sob licença Creative Commons, permitindo que qualquer um as publique em seu site ou blog. Os organizadores ainda permitem que voluntários façam a legendagem das palestras em suas línguas natais – e existem muitas já traduzidas em português.

O tema deste ano é “Redescobrindo as Maravilhas” e o palco será ocupado por gente de áreas tão distintas quanto Bill Gates e o chef de cozinha Jamie Oliver, que irá contar como anda seu compromisso sacramentado (e premiado) no TED do ano passado de combater a obesidade do mundo.

Esta edição também levará a teleconferência a novos patamares com a astronauta Catherine Coleman falando diretamente da Estação Espacial Internacional.

Você pode conhecer alguns dos inovadores que contribuirão para o TED – e para o mundo como um todo no link http://tecnologia.br.msn.com/especiais/artigo.aspx?cp-documentid=27879229&page=2

E na página do TED você pode acompanhar o blog com os destaques deste ano, navegar pelas palestras dos últimos anos (são mais de 700) e, quem sabe, contribuir com legendas para um vídeo que você ache legal.

Fonte: MSN Tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s