Dissertação de Mestrado: A Aprendizagem de Conceitos da Física Com a Utilização do Método de Ensino Instrução Pelos Colegas (Peer Instruction)

Com grande satisfação compartilho pesquisa que realizei durante os últimos dois anos e que foi publicada no final do ano de 2015 sobre o método de ensino Peer Instruction (Instrução pelos Colegas). Abaixo segue o resumo da dissertação:

Resumo:

Neste trabalho procuro entender por que atividades com o método Instução pelos Colegas promovem a formação de conceitos da Física em níveis mais complexos, segundo a perspectiva Histórico-Cultural. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do ensino superior de um curso de Engenharia Civil na modalidade de Pesquisa-Ação. Os dados empíricos foram organizados segundo os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva. Eles apontaram para o estabelecimento de três categorias de análise, que conduzem ás proposições desta investigação. As categorias são: Interação e Significação, Mediação Pedagógica e Prática Docente e Desenvolvimento Profissional. Os resultados indicam que o estabelecimento de ambientes interativos em sala de aula favorece o processo de significação conceitual da Física. Apontam, também, que a vivência desses ambientes proporcionou o desenvolvimento profissional do professor participante da pesquisa, produzindo modificações da prática docente e conscientização sobre a necessidade de assimetrias pedagógicas adequadas para o desenvolvimento da significação conceitual.

A dissertação está disponível para download no site do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijui: www.unijui.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/educacao-nas-ciencias

Também pode ser baixada clicando neste link: Dissertação Mestrado CRISTIANO FERNANDO GOI PALHARINI.

 

O método Peer Instruction busca modificar a rotina das aulas, de forma que os estudantes passem mais tempo dialogando sobre os conceitos estudados, ao invés de aulas tradicionais em que somente o professor fica “palestrando”. Para conhecer algumas das propostas desta metodologia e possibilidades de sua utilização leia a dissertação.

Veja mais em https://blog.peerinstruction.net/instrucao-pelos-colegas-para-iniciantes-o-que-e-instrucao-pelos-colegas-peer-instruction/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s