O método Peer Instruction (Instrução aos Pares, numa tradução literal) foi elaborado pelo professor Eric Mazur da universidade de Harvard e tem alcançado grande sucesso nas universidades norte-americanas, aqui no Brasil já existem alguns grupos trabalhando com este método, por exemplo na UFRGS com o Dr. Ives Solano Araujo, na UFV com o Dr. Alvaro Magalhães Neves e outros.
Com o Peer Instruction busca-se tirar o foco do momento da aprendizagem da “transferência de informação”, fazendo com que o aluno busque informações primárias direto da fonte (leitura) e depois no encontro presencial em aula discuta com seus colegas.
Texto extraído do Mazur Group – Harvard:
“ Um problema com o ensinamento convencional encontra-se na apresentação do material. Freqüentemente, ela vem direto de livros didáticos e / ou notas de aula, dando aos alunos pouco incentivo para freqüentar as aulas. A apresentação tradicional é quase sempre entregue como um monólogo em frente a uma audiência passiva do problema. Somente professores excepcionais são capazes de prender a atenção dos alunos por um período letivo inteiro. É ainda mais difícil proporcionar a oportunidade para os estudantes de pensar criticamente através dos argumentos que estão sendo desenvolvidos. Consequentemente, palestras simplesmente reforçam os sentimentos dos alunos que o passo mais importante para dominar o material é memorizar um zoológico de exemplos aparentemente não relacionados.
A fim de resolver esses equívocos sobre a aprendizagem, desenvolvemos um método, Peer Instruction, que envolve os alunos em sua aprendizagem durante a aula e foca sua atenção nos conceitos subjacentes. As “palestras” são intercaladas com questões conceituais, chamados ConcepTests , destinadas a expor as dificuldades comuns na compreensão do material [a boa questão deve promover a dúvida no estudante, a fim de propiciar a posterior discussão entre os estudantes]. Os alunos recebem um ou dois minutos para pensar sobre a questão e formular suas próprias respostas, pois eles, em seguida, irão passar de dois a três minutos a discutir suas respostas em grupos de 3 ou 4 alunos, tentando chegar a um consenso sobre a resposta correta. Este processo obriga os alunos a pensar por meio dos argumentos a serem desenvolvidos, e permite a eles (assim como ao instrutor) avaliar a sua compreensão dos conceitos antes mesmo de deixar a sala de aula. “
Assim, percebemos que alguns dos principais ingredientes do método são:
- estudo prévio (ou seja, incentivar o aluno a aprender com fontes primárias)
- feedback constante aluno-professor
- interação constante
- o aluno tem que fazer
O Aluno precisa ter estudado algum conteúdo proposto antes de vir para a aula. Na aula o professor faz uma rápida exposição do tema (já estudado em casa), com duração de 7 a 10 minutos e aplica as questões (Concept Test). Estas podem ser feitas com o uso de Clickers para coletar as respostas, ou formularios como os do Google Forms ou Lime Survey, ou até mesmo cartões com as respostas – Flash Cards. O importante é que no primeiro momento os colegas não saibam as respostas uns dos outros para não serem mutuamente influenciados.
A partir do nível de acertos e erros dos alunos, a aula tomaria então diferentes rumos:
- abaixo de 30% de acertos: o professor repete a exposição, obviamente com algumas diferenças
- entre 30% e 70% de acertos: formam-se grupos de alunos que discutem os temas expostos
- acima de 70% de acertos: o professor dá uma breve explicação sobre o tema e passa para outro
Uma das explicações possíveis para os resultados positivos seria o ambiente colaborativo criado quando os alunos estudam em grupo, discutem diversos temas e assumem inclusive funções de professores. Além disso, depois de responder uma questão (e errar), o aluno estaria mais aberto para ouvir tanto o professor quanto seus colegas. O desafio e o propósito do Peer Instruction, portanto, seria mobilizar o aluno a estudar.
Novo APROFUNDE O ASSUNTO LENDO MINHA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: “A Aprendizagem de Conceitos da Física Com a Utilização do Método de Ensino Instrução Pelos Colegas“
LEIA A ENTREVISTA DE ERIC MAZUR À GAZETA DA FÍSICA (Portugal) -> entrevista Eric Mazur – Peer Instruction
VIDEO PROFESSOR ERIC MAZUR (ative às transcrições do Video no YouTube no botão “CC”, e depois ative também a tradução)
Post atualizado em 25/07/2018.
Fontes e Links:
- http://blog.peerinstruction.net/
- http://joaomattar.com/blog/2012/01/24/metodologias-ativas-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem/
- http://mazur.harvard.edu/research/detailspage.php?rowid=8
- http://nautilus.fis.uc.pt/gazeta/revistas/26_1/entrevista.pdf
- http://arxiv.org/ftp/physics/papers/0702/0702186.pdf (Comparando Clicker e Flash Cards)
- http://www.slideshare.net/gadjin/seminrio-sobre-prticas-inovadoras-no-ensino-superior-das-cincias-e-da-matemtica-nos-eua
Olá, Cristiano Palharini
Excelente artigo! Estava buscando (no Google) sobre Experiências de Aprendizagem e encontrei seu blog. Nunca tinha ouvido (lido) sobre Peer Instruction. Baixarei sua dissertação, para conhecer um pouco mais sobre essa metodologia.
Abraços
C. Oliveira